Pascal Zim!


Pascal Zim é um ambiente de programação ideal para aqueles programadores que gostam de organização, facilidade e rapidez. Muito utilizado para iniciar uma prática com programação e Algoritmo, sendo a porta de entrada para o mundo da programação. Os diversos atalhos do teclado juntamente com a barra de ferramentas tornam o uso do compilador prático, com as principais opções ao alcance dos olhos.
Então clique no LEIA MAIS >> logo abaixo e confira o restante desta ótima postagem.


A história da linguagem Pascal

Pascal é uma linguagem estruturada criada em 1970 pelo suíço Niklaus Wirth na Universidade Técnica de Zurique, Suíça, com o objetivo de oferecer uma linguagem para o ensino de programação que fosse simples, coerente e capaz de incentivar a confecção de programas claros e facilmente legíveis, favorecendo a utilização de boas técnicas de programação. Recebeu este nome em homenagem ao matemático Blaise Pascal. A linguagem em questão é muito bem estruturada, ideal para o ensino de linguagens e lógica de programação.

A linguagem Pascal deu origem a uma enorme gama de “dialetos”, podendo também ser considerada uma família de linguagens de programação. Grande parte do seu sucesso se deve a criação do Turbo Pascal. O primeiro compilador para a linguagem foi desenvolvido em Zurique em 1970, mesmo ano em que o primeiro compilador americano de Pascal foi lançado.


O compilador Pascalzim, cujo desenvolvimento iniciou no Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Brasília, é fruto de vários anos de pesquisa e trabalho na área de algoritmos, tradutores e linguagens de programação. Foi adotado como ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem da linguagem Pascal pelos alunos matriculados no curso de Introdução à Ciência da Computação nesta Instituição, e começou a ser utilizado no primeiro semestre do ano de 2000.



No segundo semestre de 2001,e nos semestres que se seguiram, a ferramenta foi utilizada pelos alunos do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) na disciplina "Algoritmos e Programação Estruturada".

O uso do Ambiente de Desenvolvimento

A utilização do compilador Pascal Zim! é simplificada e sem complicações. Após baixar o arquivo RAR que segue no final desse Post, basta descompactar a pasta “Pascalzim.rar” para qualquer diretório do seu computador e executar o arquivo “PZIM”. É interessante, claro, que você torne a organização do seu computador mais “higiênica”, então após extrair os arquivos, passe a pasta Pascalzin para C:\Arquivos de Programas\Pascalzim, já que você não é um bom programador ainda, ao menos deve saber tratar seu computador com um mínimo de higiene =D. Outra dica, é para após transferir a pasta do programa para “Arquivos de Programas” envie para a área de trabalho (criar atalho) o arquivo “Pzim”, este é o executável de nosso ambiente do Pascal zim daqui para frente.

Duas janelas serão abertas: uma é o programa propriamente dito e a outra é uma janela de console do Windows na qual serão exibidos os resultados e impressões do programa por você desenvolvido.

A tela principal do programa, apesar de simples, é muito funcional. Conforme citado anteriormente, há uma barra de ferramentas com funções como recortar, colar, exibir janela em cascata ou lado a lado, etc. que, apesar de simples, ajudam muito na hora do sufoco.

Há ainda nessa barra atalhos para aplicativos do Windows como: calculadora, bloco de notas, navegador web, prompt do MS-DOS e Windows Explorer. Isso sem contar as funções de compilar e executar direto ou ainda executar o programa no debug, o que ajuda muito para encontrar algum problema ou erro que esteja ocorrendo com o programa desenvolvido.

Para deixar o ambiente com um toque mais pessoal, Pascal Zim! permite o uso de três “temas”: Clássico, Dark Pascal ou Moderno. A única alteração que estes temas proporcionam é na cor de fundo na tela de edição, que pode ficar azul, preta ou branca. Tais temas estão acessível no menu “Janela”.

Bem, apesar de pouco usada, a linguagem de programação Pascal pode ser considerada a mãe das linguagens de estruturadas. Pascal Zim! acompanha a ideia de estruturação e simplicidade da linguagem com uma interface sem complicações e de fácil uso, mesmo que um pouco ultrapassada.

Obviamente é necessário ter conhecimento na linguagem Pascal para poder utilizar este compilador. A grande vantagem é que Pascal Zim! é totalmente em português, o que não poderia ser diferente, uma vez que este foi desenvolvido por uma universidade de Brasília.

Para programadores que procuram rapidez e facilidade, Pascal Zim! é uma ótima opção. Mas para aqueles que preferem um pouco mais de sofisticação, programas como Bloodshed Dev-Pascal + Free Pascal Compiler podem ser boas dicas.


Estudantes do curso de Computação da Universidade Estadual da Paraíba utilizam este aplicativo para a compreensão e desenvolvimento de Algoritmos e a introdução à linguagem de programação através da Disciplina: Algoritmos e Linguagem de Programação I.

Download
Nome do Arquivo: Pascalzim.rar
Tamanho: Apoximadamente 1MB
Servidor: Todos
Link: Clique aqui!


Sobre o Autor:
O OráculoWidson Melo é um dos desenvolvedores do Projeto Electronware e escreve sobre Tecnologia  da Informação e Eletroeletrônica em geral na Blogosfera. RPGista, Leitor e Técnico em Eletroeletrônica nas horas vagas. Nunca voou de Asa-delta.




4 comentários:

  1. Nunca usei esse ambiente na época de Pascal, me atrevia somente com o Dev-pascal. Mas ele tinha alguns problemas. Vou indicar o Pascal Zim para a galera iniciante!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. PascalZim não presta esse programa não deveria existir na face da terra.
    Ele é tão ruim que tem ausencia da variavel como inteiro longo (longint).
    Também é impossivel após criar um type que é um array e usar esse tipo como atributo de uma function.
    Ou um Type de outro Type.
    O Turbo Pascal 7 chega a ter o longint. Porem não consegue criar funções de atributos de tipos.
    Eles encontram ausência de comandos tipo vol().

    Recomendo usar o Free Pascal Compile + Geany totalmente OpenSource e super poderosos.

    ResponderExcluir
  4. Rapha

    Concordo em parte sobre o que você disse. Não concordo em nenhum momento com as críticas acerca do PascalZim. Isso se chama didática. Não adianta você começar a estudar java, se você não sabe o que é uma variável ou exportação de dados. O PascalZim visa exatamente corrigir este fator. É uma linguagem que não dá para levar a sério pela falta de instruções claro, mas recomendo a qualquer estudante que esteja iniciando o estudo em programação, aliás, é altamente recomendável que inicie a partir do Pascalzim, para só depois partir para outros Pascais, tal como o turbo etc. Acredito, a partir de um ponto de vista pedagógico, dessa forma.

    ResponderExcluir