A febre do Windows 8

Salve galera do ElectronWare! Meu Nome é Ramon Santos e estou fazendo meu primeiro post aqui a convite de meu amigo Aleciano e Widson para ser um dos colunistas. Na verdade nunca escrevi para nenhum blog e espero que essa seja o ponto de partida para seguir nessa “brincadeira” e trazer mais conteúdo de qualidade até vocês. O Windows 8 ainda nem foi lançado oficialmente e já existem várias matérias e especulações falando sobre o mesmo. Inclusive, aqui no blog, já foi mostrado uma das várias novidades sobre o novo sistema da Microsoft. É verdade quando falam que as duas coisas que a Microsoft sabe fazer melhor são: Office e propaganda.


Há alguns meses é notável o crescente número de notícias com relação ao Windows 8 nos principais sites de notícias da internet. Geralmente são pequenos detalhes que acabam virando “notícias de primeira capa”, mas que geralmente não trazem informações de muita relevância, já outras novidades são bem interessantes como o suporte a USB 3.0. Claro que isso é ótimo para a Microsoft porque só faz crescer a vontade de experimentar o novo sistema pelos desenvolvedores, curiosos, fã boys e beta users da vida... 

A estratégia da disponibilidade do download do Windows Developer Preview e da criação do blog do Windows 8 estão dando certo já que são fontes de notícias e reviews de vários sites, como já falei, e dessa forma aumentando mais ainda fama do produto, mesmo que essa não seja a intenção. A final de contas: a propaganda é a alma do negócio! Só que essa agitação toda já deve estar soando, no mínimo, insuportável aos ouvidos do pessoal do software livre, os “puristas” devem estar se sentindo sufocados, já que para eles isso tudo não passa de futilidade. É claro que a mídia não dá a atenção necessária ao mundo do GNU/Linux, dificultando mais ainda o trabalho daqueles que querem divulgar o Linux. Por exemplo: terça feira (20/09) saiu mais uma versão do Linux Mint Debian com XFCE e gnome (inclusive compatibilidade com temas GTK3) e poucos sites trouxeram a novidade. Esta é uma ótima notícia, já que o Mint não é uma distribuição qualquer, porém, creio que essa novidade logo será engolida e esquecida diante de outra que irá falar sobre algum novo botão do Windows 8, que logo será destaque na mídia. 
 

É verdade que o novo SO está trazendo muitas novidades, principalmente pelas mudanças no ambiente gráfico, como também apresenta uma proposta diferente dos seus antecessores, sendo pensado e melhorado para dispositivos embarcados; Novidades são sempre bem vindas, mas está havendo uma valorização exagerada do novo sistema da Microsoft, que ainda está em fase de testes e já tem dezenas de temas a respeito. 

Mas então, que venha logo o Windows 8, com certeza será um choque de paradigmas enorme (isso explica a grande repercussão). Essa é a tendência dos sistemas operacionais para usuários “comuns”, mas antes disso veremos quase todos os dias “grandes novidades”, fofocas e mais especulações sobre o cobiçado da vez. Não é que isso tudo seja ruim, mas às vezes dá a entender que todos esses oitos são colocados nas páginas por falta de pautas no mundo da tecnologia.



Sobre o Autor:

Ramon Santos é um dos colunistas do blog Electronware e publicará textos sobre hardware, software (inclusive livre), redes e segurança. Sempre em busca do conhecimento e desafios. "O segredo do sucesso é a moderação..."(matanza)


0 comentários: