Microsoft divulga o novo Windows 8

 Steven Sinofsky divulgando o novo Windows 8

Nesta terça, 13/09, a Microsoft mostrou o Windows 8 na abertura da conferência Built na Califórnia. Eles também liberaram uma versão para desenvolvedores na meia-noite de quarta. O novo sistema da Microsoft ainda não vai aposentar o Windows 7, que recentemente superou o incrível Windows XP no número de cópias, mas uma das grandes novidades é o sistema de tela sensível ao toque, que de acordo com Sinofsky, presidente da divisão Windows da Microsfoft, é melhor ainda que o do sistema antecessor. 


A Microsoft decidiu fazer um sistema único para computadores e tablets, para isso, será feita a adaptação do Windows tradicional para uso em tablets, com arquitetura ARM. É uma estratégia diferente da atual líder deste novo mercado, a Apple. A companhia fundada por Steve Jobs tem sistemas diferentes para linhas de produto distintas, o iPad e os computadores Mac. 

"É uma evolução. Tudo o que já era bom no Windows 7, ficará melhor no Windows 8", afirmou Sinofsky. Durante a apresentação, o executivo usou o mesmo netbook da Lenovo de três anos atrás, quando apresentou o Windows 7. O sistema antigo ocupava 540 MB de memória RAM da máquina. A nova versão utiliza apenas 281 MB. 

Sinofsky reforçou que a Microsoft quer levar o Windows para a nova tendência de computadores em formato de tablets, mas sem quebrar as funções que fizeram do Windows 7 o maior sucesso da empresa. O programa seguirá duas tendências que surgiram nos últimos anos: telas sensíveis ao toque e equipamentos portáteis. "Um novo jeito de usar o computador surgiu e queremos que o windows responda a isso", afirmou ele. Também será possível utilizar um teclado ou mouse quando quiser, o usuário é que escolherá a forma de interagir com o programa. 

 Nova tela "iniciar" para os sistemas que serão 'Touch-centric'

Para os desenvolvedores, o fato interessante é que será permitido programar usando a linguagem que quiser. Isso dá bastante liberdade na criação dos aplicativos. Além disso, os desenvolvedores poderão vender ou ceder de forma gratuita seus aplicativos numa loja digital da Microsoft, semelhante a  App Store da Apple ou Android Market da Google. 

Durante o evento, a Microsoft apresentou ainda o primeiro tablet compatível com o sistema operacional. Batizado de Samsung Windows Developer PC, o aparelho foi distribuído para os desenvolvedores presentes na conferência. 

O aparelho, apesar do formato tablet, tem características de um computador tradicional. O sistema conta com uma versão compacta do processador Core i5 da Intel, 4 GB memória RAM, 64 GB para armazenamento e entrada para teclado, mouse e monitor. A tela sensível ao toque tem resolução de 1.366 x 768 pixels.

A previsão de lançamento é para o fim de 2012.

Com informações de: wtfnotícias e G1.


Sobre o Autor:
Mexa o mouse de novoAleciano Júnior é um dos colunistas do blog Electronware e escreve sobre Redes e Sistemas de comunicação, Hardware e Computação no mundo atual. Gosta de ajudar os bits a trafegarem e sonha com a Computação Invisível. Música é vida.

2 comentários:

  1. isso ai nun vai ser nada barato ein... ''' Core i5 da Intel, 4 GB memória RAM, 64 GB para armazenamento e entrada para teclado, mouse e monitor. A tela sensível ao toque tem resolução de 1.366 x 768 pixels ''' isso vai ser uma fortunaaa !!! nunca terei um desse... :/

    ResponderExcluir
  2. He he... eu nunca teria um celular com dois chips.

    ResponderExcluir