Controlador Lógico Programável - Aula 02




Curso: Técnico em Eletroeletrônica
Componente Curricular: Controlador Lógico Programável
Carga Horária: 40h
Instrutor Técnico: Widson Melo

Aula 02


APLICAÇÃO
Podemos aplicar CLPs, como já vimos, maioria das vezes em industrias, o que não significa dizer que não devemos ou não podemos utilizá-las em residências ou em outros lugares, porém como já vimos na primeira aula, a aplicação principal das CLPs devem ser em industrias, preferencialmente, pelo fato desta ter nascido para tal aplicação, com a necessidade de corrigir determinados problemas também apresentados na industria. Não é por outroa motivos que a CLP é o coração da Automação Industrial de fato.

Os alunos costumam citar situações do dia-a-dia onde poderiam ser atribuídas CLPs. à nível didádito isso é excelente, porém sabemos que um semáforo não possui uma CLP em seu interior, mas ajuda a compreensão dos alunos para tal aplicação.

Sabendo disto, não fica muito difícil imaginar situações na própria industria onde podemos utilizar CLPs em seu controle e no processo.

Sempre quando estou iniciando aulas de CLP, costumo mostrar alguns vídeos relativos à utilização de CLPs em industrias. Este vídeo abaixo reflete a precisão que CLPs proporcionam no ambiente fabril.

Implicitamente é possível entender o porquê de utilizar CLP ao invés de imensos painéis de relés e outros componentes. A precisão no controle é o que chama mais atenção no caso abaixo.


Este vídeo é uma propaganda e também uma demonstração da ABB Robotics com latas de fanta, bastante interessante.

Este segundo vídeo faz referência também a aplicação de CLPs, porém com fidelidade maior à seu ambiente de nascimento, a industria automobilística. Retirado de um jogo bastante conceituado no mercado virtual, o Gran Turismo 5 traz para PS3 uma excelente representação da produção de carros, e não deixa a desejar quando mostra o real processo de fabricação de automóveis desde o recolhimento do minério até a produção de motores, e claro com tecnologia automatizada, isto é perceptível nos momentos de prodição dos carros onde é muito difícil encontrar presente algum trabalhador humano.


Trabalhar com CLPs na atualidade não é lá tarefa muito difícil, desde que você tenha uma boa ideia e noção de lógica e controle de processos. Acredito que uma boa noção de Comandos Elétricos pode ajudar sim, mas apenas na compreensão de como funcionam as coisas depois da CLP. O contato que tive com CLP na questão profissional foi bem limitado, não tive oportunidade maior que apenas um vago contato, mas que ajudou demais na compreensão de como se trabalhar com tal equipamento e tecnologia.

Para quem gosta de lógica, programação e informática, o uso de CLP pode ser interessante e animador, pelo menos comigo foi assim.

0 comentários: